top of page
 cultura

 

 

            A cultura Ă© a identidade de uma nação, todo e qualquer indivĂ­duo nasce em um contexto cultural, onde conhecem costumes e tradiçÔes transmitidos de geração para geração. Todo homem Ă© portador de especificidades culturais,  nĂŁo existe homem sem cultura, mesmo que nĂŁo saiba ler, escrever e fazer contas.

            InĂșmeros conhecimentos e representaçÔes foram transformados, constituindo-se o que pode chamar de cultura corporal.

            Dentre as produçÔes desta cultura corporal algumas foram incorporadas pela educação, como a dança a capoeira as brincadeiras os jogos e outros.

            Estes tem em comum a representação corporal como caracterĂ­sticas lĂșdicas de diversas culturas humanas.

            Deve-se localizar em cada dessas manifestaçÔes seus benefĂ­cios fisiolĂłgicos e psicolĂłgicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação e expressĂŁo, lazer e cultura e formar a partir daĂ­ propostas para a cultura como auxiolio a educação.

           

Telefone-  (011-98496-2280) Tim

                      (011-99351-4361) Claro   

 No Brasil existem inĂșmeras danças e folclores que alĂ©m do carĂĄter de socialização que representam e trazem para as pessoas a possibilidade de realização de movimentos de diferentes qualidades expressivas e rĂ­tmicas, trazendo ao movimento um sentido socializado e estĂ©tico. (capoeira, o macelĂȘlĂȘ, samba de roda, puxada de rede, maracatu, coco-de-roda o jongo e outros).

              Importante que nas atividades haja estĂ­mulos para o desenvolvimento de cada ação provocando nas pessoas o desejo de entrar em ação e abrir-lhe um caminho que facilite a expressĂŁo de sua capacidade criadora.

 

 

Samba de Roda PatrimĂŽnio Imaterial

O Samba de Roda, no RecĂŽncavo Baiano, designa uma mistura de mĂșsica, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba Ă© praticado principalmente, na regiĂŁo do RecĂŽncavo. Mas o ritmo se espalhou por vĂĄrias partes do paĂ­s, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, jĂĄ na sua condição de Distrito Federal, se tornou conhecido como a capital mundial do samba brasileiro, porque foi nesta cidade onde o samba evoluiu, adquiriu sua diversidade artĂ­stica e estabeleceu, na zona urbana, como um movimento de inegĂĄvel valor social, como um meio dos negros enfrentarem a perseguição policial e a rejeição social, que via nas manifestaçÔes culturais negras uma suposta violação dos valores morais, atribuindo a elas desde a simples algazarra atĂ© a supostos rituais demonĂ­acos, imagem distorcida que os racistas atribuĂ­ram ao candomblĂ©, que na verdade era a expressĂŁo religiosa dos povos negros, de inegĂĄvel importĂąncia para seu povo.

 

HistĂłrico

O samba teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca.

A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.

O samba de roda estå ligado ao culto aos orixås e caboclos, à capoeira e à comida de azeite. A cultura portuguesa estå também presente na manifestação cultural por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas cançÔes.

bottom of page