top of page

 Objetivos:

 

  • Estimular hĂĄbitos de cidadania e assim contribuir para a diminuição da violĂȘncia e prevenção do uso de drogas.

  • Oferecer Ă  população a oportunidade de expressar sua criatividade, atravĂ©s da arte da capoeira.

  • Ter respeito pelos seus semelhantes.

  • Demonstrar solidariedade ao grupo, pois sem auxilio mĂștuo nĂŁo existe resultados favorĂĄveis na capoeira e na vida.

  • Controlar as emoçÔes e expressa-las de maneira socialmente adequada.

  • Aprender a respeitar, cantar e preservar as mĂșsicas da capoeira.

  • Respeitar e preservar os fundamentos, rituais, tradiçÔes e os princĂ­pios bĂĄsicos jĂĄ consagrados na capoeira.

Telefone-  (011-98496-2280) Tim

                      (011-99351-4361) Claro   

          Os jogos, as brincadeiras, a dança e as atividades esportivas revelam a cultura corporal de grupo social, constituindo em atividades privilegiadas nas quais o movimento Ă© aprendido e tem um significado.

         A partir do conhecimento do seu prĂłprio corpo a pessoa  aprende a percebĂȘ-lo,querĂȘ-lo e nĂŁo sentir-se inibida, nem envergonhada ou incomodada por causa dele, isto tambĂ©m ajuda a estabelecer uma melhor relação com os demais.

        Entre varias contribuiçÔes que a expressĂŁo corporal tem nas atividades possui tambĂ©m a função de detectar diferentes tipos de problemas psicomotores para posterior consideração pelos especialistas adequados: mĂ©dicos, psicĂłlogos, psicopedagogo, fisiologista e todo especialista que de uma forma ou de outra tenha a seu cargo a saĂșde fĂ­sica ou psĂ­quica das pessoas.

        Na aula de capoeira podemos oferecer a oportunidade de conhecer seu corpo para manejĂĄ-lo melhor. Se a pessoa  nĂŁo conhece nĂŁo quer, nĂŁo valoriza, nĂŁo confia em seu corpo.

       É grande o volume de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas que envolvem complexas seqĂŒĂȘncias motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisĂŁo do movimento.

      As prĂĄticas culturais predominantes e as possibilidades de exploração oferecidas pelo meio no qual a pessoa  vive permitem que ela desenvolva a capacidade e construa repertĂłrios prĂłprios. Por exemplo: uma criança que vive vĂĄrios momentos no esporte ou na pratica de uma simples pelada ela poderĂĄ interessar-se pelo esporte e aprender a jogar cedo.

       Importante que nas atividades haja estĂ­mulos para o desenvolvimento de cada ação provocando nos alunos o desejo de entrar em ação e abrir-lhe um caminho que facilite a expressĂŁo de sua capacidade criadora.

       Como legĂ­timos Brasileiros temos o dever de resgatar nossa cultura, origens e o folclore.

      A opção pela capoeira convĂ©m pelo fato de preencher todas as lacunas que hoje hĂĄ em nosso dia a dia, por estar ligada Ă  histĂłria e a cultura do nosso PaĂ­s, que contribui de forma positiva na formação de cidadĂŁos de bem.

     Procuro estruturar um projeto que seja focado de uma maneira em que os alunos possam aprender e conhecer suas raĂ­zes, de forma prazerosa.

     Buscando nas nossas manifestaçÔes seus benefĂ­cios fisiolĂłgicos e psicolĂłgicos e suas possibilidades de utilização como instrumento de comunicação, expressĂŁo, lazer e cultura.

     Abordando conteĂșdo ao qual o processo de ensino e aprendizagem deve considerar dimensĂ”es cognitiva, corporal, afetiva, Ă©tica, estĂ©tica de relação interpessoal e social.

     Com aulas prĂĄticas e teĂłricas, alĂ©m da tĂ©cnica de execução o aluno deve aprender a discutir regras e estratĂ©gias, analisĂĄ-las, avaliĂĄ-las e recriĂĄ-las.

 

bottom of page