A prĂĄtica de capoeira estĂĄ intimamente ligada Ă mĂșsica, por ser esta uma arte completa que envolve o desenvolvimento fĂsico e as aptidĂ”es artĂsticas de seus praticantes. A capoeira desenvolve-se ao som de uma âorquestraâ muito particular e peculiar por natureza. Esta orquestra Ă© composta de berimbaus atabaque, pandeiros , atabaque e agogĂŽ e reco reco, sĂŁo estes instrumentos que acompanham as âcantorias da rodaâ.




Objetivos:
-
Estimular hĂĄbitos de cidadania e assim contribuir para a diminuição da violĂȘncia e prevenção do uso de drogas.
-
Oferecer à população a oportunidade de expressar sua criatividade, através da arte da capoeira.
-
Ter respeito pelos seus semelhantes.
-
Demonstrar solidariedade ao grupo, pois sem auxilio mĂștuo nĂŁo existe resultados favorĂĄveis na capoeira e na vida.
-
Controlar as emoçÔes e expressa-las de maneira socialmente adequada.
-
Aprender a respeitar, cantar e preservar as mĂșsicas da capoeira.
-
Respeitar e preservar os fundamentos, rituais, tradiçÔes e os princĂpios bĂĄsicos jĂĄ consagrados na capoeira.
Telefone- (011-98496-2280) Tim
(011-99351-4361) Claro
Os jogos, as brincadeiras, a dança e as atividades esportivas revelam a cultura corporal de grupo social, constituindo em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e tem um significado.
A partir do conhecimento do seu prĂłprio corpo a pessoa aprende a percebĂȘ-lo,querĂȘ-lo e nĂŁo sentir-se inibida, nem envergonhada ou incomodada por causa dele, isto tambĂ©m ajuda a estabelecer uma melhor relação com os demais.
Entre varias contribuiçÔes que a expressĂŁo corporal tem nas atividades possui tambĂ©m a função de detectar diferentes tipos de problemas psicomotores para posterior consideração pelos especialistas adequados: mĂ©dicos, psicĂłlogos, psicopedagogo, fisiologista e todo especialista que de uma forma ou de outra tenha a seu cargo a saĂșde fĂsica ou psĂquica das pessoas.
Na aula de capoeira podemos oferecer a oportunidade de conhecer seu corpo para manejĂĄ-lo melhor. Se a pessoa nĂŁo conhece nĂŁo quer, nĂŁo valoriza, nĂŁo confia em seu corpo.
Ă grande o volume de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas que envolvem complexas seqĂŒĂȘncias motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisĂŁo do movimento.
As pråticas culturais predominantes e as possibilidades de exploração oferecidas pelo meio no qual a pessoa vive permitem que ela desenvolva a capacidade e construa repertórios próprios. Por exemplo: uma criança que vive vårios momentos no esporte ou na pratica de uma simples pelada ela poderå interessar-se pelo esporte e aprender a jogar cedo.
Importante que nas atividades haja estĂmulos para o desenvolvimento de cada ação provocando nos alunos o desejo de entrar em ação e abrir-lhe um caminho que facilite a expressĂŁo de sua capacidade criadora.
Como legĂtimos Brasileiros temos o dever de resgatar nossa cultura, origens e o folclore.
A opção pela capoeira convĂ©m pelo fato de preencher todas as lacunas que hoje hĂĄ em nosso dia a dia, por estar ligada Ă histĂłria e a cultura do nosso PaĂs, que contribui de forma positiva na formação de cidadĂŁos de bem.
Procuro estruturar um projeto que seja focado de uma maneira em que os alunos possam aprender e conhecer suas raĂzes, de forma prazerosa.
Buscando nas nossas manifestaçÔes seus benefĂcios fisiolĂłgicos e psicolĂłgicos e suas possibilidades de utilização como instrumento de comunicação, expressĂŁo, lazer e cultura.
Abordando conteĂșdo ao qual o processo de ensino e aprendizagem deve considerar dimensĂ”es cognitiva, corporal, afetiva, Ă©tica, estĂ©tica de relação interpessoal e social.
Com aulas pråticas e teóricas, além da técnica de execução o aluno deve aprender a discutir regras e estratégias, analiså-las, avaliå-las e recriå-las.